Todos sabemos que a internet é uma excelente forma de as empresas divulgarem a sua oferta. Porém, as empresas devem saber utilizá-lo e um dos pontos chave é saber a diferença entre um site e uma loja online. Qual será o melhor para o seu negócio? Os dois combinam?
Diferenças entre site e loja online
Nos sites, os usuários consomem informações e fazem solicitações, como assinar a newsletter, enviar solicitações em formulários ou realizar outros contatos. Além disso, é bom que as empresas disponibilizem seus catálogos online.
A loja online também é um site, mas com funcionalidades diferenciadas, pois permite fazer compras e efetuar pagamentos online. Assim sempre que alguém realiza uma compra no site sem interação humana, podemos dizer que se trata de uma loja online.
Portanto, essas são as diferenças básicas entre os dois. A seguir, vamos ver o que você precisa saber antes de desenvolver um site ou loja online.
Antes de desenvolver um site:
- Ter apenas um site divulgado na internet não garantirá mais negócios para sua empresa. É preciso investir em marketing digital para que o site seja utilizado em benefício da empresa. Por exemplo, muitos sites não são mobile-friendly, ou seja, abrem muito bem em computadores, mas em celulares falham ou ficam desconfigurados. Outro exemplo são sites confusos, com poucas informações sobre a empresa e sua oferta.
- Pense no conteúdo do seu site e em como encomendá-lo. Por exemplo, se o site colocar todos os seus serviços ou produtos na mesma página, o Google não entenderá do que se trata a página. Então, divida por categorias de produtos ou serviços, com diversas URLs específicas para cada um.
- Os sites precisam ser atualizados. O Google valoriza os sites mais atualizados e quer entregar os resultados mais relevantes e recentes aos usuários.
- Os resultados no Google são de médio a longo prazo. Se o seu site tiver um blog (e recomendamos que você tenha um!), Os resultados só começarão a aparecer depois de seis meses a um ano.
Antes de desenvolver uma loja online:
- Construa uma boa reputação digital para sua marca e cresça no Google de forma orgânica. Além disso, cresça nas mídias sociais porque elas ajudam a construir reputação online e as pessoas confiam em sua loja.
- Pense em todo o processo de vendas: sistema integrado à loja, estoque, logística, etc. Tudo precisa estar bem pensado e bem organizado antes de começar a investir na loja.
- Construa um relacionamento com os clientes. Utilize as redes sociais a favor do branding interagindo com potenciais clientes.
- Invista em marketing. Para conseguir vender com uma loja online é preciso planejamento, pesquisa e um bom plano de ação.
Resumindo, aproveite o mundo online para gerar vendas e negócios. Descubra qual a melhor plataforma para o seu negócio e qual se adapta melhor ao seu público. Analise as oportunidades de mercado e também os concorrentes para saber quais são suas ações. Se eles já possuem uma loja virtual, é hora de criar uma!
Conte com VX Creative para te ajudar nesse processo, temos uma equipe especializada para te ajudar.